É um transtorno comum com prevalência de 2,3% da população geral ao longo da vida, segundo o National Comorbodity Replication. Estudos apontam que indivíduos podem apresentar os sintomas em algum momento de suas vidas sem que caracterize um transtorno.
Em geral os sintomas começam a se apresentar na adolescência e até mesmo na infância, sendo o início menos frequente na idade adulta.
O TOC pode comprometer a vida familiar, social e laboral, ocasionando conflitos interpessoais e prejudicando a produtividade.
Alguns critérios diagnósticos segundo o DSM 5:
✅ Obsessões: pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes, indesejáveis que causem ansiedade ou sofrimento. O indivíduo tenta ignorar as obsessões com algum outro pensamento ou ação.
✅ Compulsões: comportamentos repetitivos ou atos mentais (orar, contar...) que o indivíduo sente que deve executar em resposta à uma obsessão ou de acordo com regras.
✅ As obsessões ou compulsões tomam tempo ou causam sofrimento significativo.
A Terapia Cognitivo-Comportamental ajuda o indivíduo a enfrentar seus medos, ajudando a evitar os comportamentos típicos do transtorno, corrigindo as crenças equivocadas sobre os riscos, ameaças e convicções de que podem ocorrer coisas ruins se não fizer os rituais.
Procure um profissional qualificado. Faça terapia.
Cuide de sua saúde mental.
Comments