"A ordem de que todos devam ser felizes e com sucesso (geralmente associados a bens materiais) fez nascer um mercado de consultores com este objetivo disciplinador, utilizando o saber da Psicologia Positiva a e técnicas exclusivas da Psicologia, como as da Terapia Cognitivo-Comportamental. Desta forma, foi se criando um tipo de consultor que se autodenomina coach, que ora se apresenta como aconselhador, ora como mentor, porém com os objetivos muito semelhantes ao de um processo psicoterapêutico, qual seja, solução de problemas de ajustamento...
Há denúncias de pessoas que se sentem à vontade em utilizar recortes teóricos da Física Quântica, da Medicina, da Economia, das Ciências Contábeis, da Educação Física e da Nutrição, sem terem o diploma e registros nos respectivos Conselhos Profissionais.
... As promessas de uma vida mais feliz, de cura de doenças, de lucros financeiros, de emagrecimento rápido com técnicas duvidosas, se tornam seus principais produtos de publicidade...
... os riscos de encerrar um processo de coaching com alguma sequela é grande, pois não se trata de uma profissão regulamentada e, portanto, sem código de ética ou fiscalização.
Ao nos depararmos com apostilas e vídeos de curso de formação em coaching com técnicas e aporte teórico da Psicologia, verificamos que o artigo primeiro reforça que tais usos desta ciência se configuram exercício ilegal da profissão de Psicólogo"
Texto completo em: crp-01.org.br
Comments